quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Setembro é tempo de...

O mês de Setembro costuma ser conhecido pelo início do Outono, vindimas e pelo inevitável início das aulas. Também é uma altura em que se costuma discutir a educação e o papel dos professores. Depois de algumas inúmeras horas a ouvir conversas dobre professores ficam aqui algumas dúvidas que não consigo esquecer:

- Aquela ideia de que todos podem dar aulas é um pouco irreal. Afinal se temos veterinários porque escolhemos ir ao médico? As bichas devem ser menores e o preço talvez esteja mais em conta!

- Indexar a avaliação dos professores ao desempenho dos alunos é idealista. Noutro campo profissional, que tal avaliar a competência de um farmacêutico pelo desempenho dos doentes a quem ele vende medicamentos? Não interessa se a pessoa cumpre as regras, os horários, só interessa se ele melhora ou não!!!

- Quando se passam alunos com 6, 7, 8 ou 9 negativas quem tem coragem de exigir algo aos restantes alunos? Em que parte do processo se recompensa o mérito? Com 500 euros?

- Qual é o valor de avaliar alunos do Secundário com questões do ensino básico, e qual é o indicador que se favorece ao propor a alunos do 6º ano a resolução de questões do 4º ano? Saber as operações básicas da Matemática é útil, mas não chega!

A lista poderia continuar... Pode ser bonito dizer que todos passam, mas se passam sem saber nada mais valia chumbar. Afinal há sempre Novas Oportunidades!!!

Sem comentários: